A campanha começou em abril.
Segundo Soraia Fernandes, coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE/RN, a campanha tem registrado boa aceitação das pessoas que tomam conhecimento sobre a importância de contribuir para a democracia brasileira. “Na reta final do alistamento, conversamos com diversos eleitores que se mostraram dispostos a participar e realizamos peças teatrais para afirmara a importância de ser mesário voluntário”, reforça. Pelo interior do Rio Grande do Norte, emissoras de rádio têm veiculado a mensagem da campanha.
A democracia é um bem que é direito e responsabilidade de todos. A campanha serve para ressaltar que não basta somente a força de trabalho de servidores, juízes, promotores e policiais para o sucesso das eleições.
Quem presta serviço eleitoral como é o caso do mesário, por exemplo, tem :
1) direito a dois dias de folga por dia dedicado aos trabalhos da Justiça Eleitoral;
2) certificado de participação;
3) a prestação de serviços à Justiça Eleitoral serve como critério de desempate em concurso público, desde que haja previsão no Edital.
As inscrições para mesário voluntário podem ser feitas por três caminhos :
1) preenchimento de ficha de inscrição entregue nas zonas eleitorais;
2) opção existente no Requerimento de Alistamento Eleitoral – RAE;
3) formulário online. Para preenchê-lo, basta acessar o site do TRE/RN : www.tre-rn.gov.br, logo na página inicial há um ícone para este fim;
O mesário voluntário terá o seu pedido de inscrição analisado pelo chefe do cartório de sua respectiva zona eleitoral. Segundo o artigo 63, parágrafo 2º, da Lei 9.504/97 ( A Lei das Eleições), os mesários devem ter 18 anos de idade ou mais. Quem completa 18 anos até o dia da eleição pode participar.
Fonte: TRE/RN