Quito (Equador) - O Fluminense começa a escrever a página mais importante de sua história nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, onde enfrentará a Liga Deportiva Universitária (LDU), pelo confronto de ida da final da Copa Libertadores. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, no Maracanã, com todos os ingressos já esgotados. Nesta etapa da competição, os gols marcados na casa do adversário não valem mais como critério de desempate.
Para chegar a esta final o Fluminense fez a melhor campanha da fase de grupos e ainda superou nas etapas seguinte gigantes históricos da competição, como São Paulo e Boca Juniors. Já a LDU foi a segunda colocada do Grupo 8, atrás do próprio Tricolor, e depois disso, nas fases eliminatórias, bateu os argentinos Estudiantes e San Lorenzo e o América do México, terror dos brasileiros.
Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, fez questão de descartar qualquer favoritismo de sua equipe nos dias que antecederam ao confronto. Conversou com o grupo, trabalhou para evitar euforia em excesso, participou das reuniões de planejamentos, até mesmo da viagem a Quito, e não esqueceu de elogiar o rival