No último dia 22, foi comemorado o dia do apicultor. O apicultor é quem cria abelhas, e especialmente a espécie Apis melifera L. que é conhecida como abelha doméstica produtora de mel e cera.
O mel, produzido pelas operárias, é uma substância orgânica rica em ácidos, sais minerais, vitaminas, enzimas, proteínas, aminoácidos e hormônios. O mel é muito utilizado na alimentação humana, em cosméticos e como remédio. Ele é cicatrizante e antibiótico natural. Entretanto, o própolis e até o veneno da abelha também tem seu valor. O veneno da abelha é utilizado como antiinflamatório (no tratamento de artrites e reumatismos) e o própolis é muito utilizado também como anti-inflamatório e como aromatizante bucal.A profissão de Apicultor foi aprovada pela Câmara dos Deputados.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1630 de 2003, da deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN), que regulamenta o exercício da profissão de apicultor.
Se for aprovado pelo Senado Federal seguirá para sanção presidencial. Transformado em lei, a fiscalização do exercício da profissão será de responsabilidade do Ministério do Trabalho e do Ministério da Agricultura.