27 de maio de 2009

SUS é discriminado em Pau dos Ferros

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de saúde. Anteriormente, a assistência médica estava a cargo do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), ficando restrita aos empregados que contribuíssem com a previdência social; os demais eram atendidos apenas em serviços filantrópicos. Do Sistema Único de Saúde fazem parte os centros e postos de saúde, hospitais - incluindo os universitários, laboratórios, hemocentros (bancos de sangue), os serviços de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, além de fundações e institutos de pesquisa, como a FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Vital Brazil.

Trazendo para nossa realidade o que vemos é que os estabelecimentos e profissionais da saúde tratam com uma certa discriminação o paciente que procura atendimento pelo plano. Considerado pela ONU como o maior plano de saúde do mundo, ele é tratado com indiferença na hora do atendimento médico.

Uma prova desta discriminação foi comprovada pelo Ministério da Saúde aqui em Pau dos Ferros no último dia 26. Um paciente denunciou uma clínica da cidade, por descaso ao saber que o mesmo queria ser atendido pelo SUS. A atendente disse que ele teria que aguardar no mínimo 30 dias, mas se fosse particular o exame seria feito no dia seguinte. Representante do Ministério vieram ao município e comprovaram a denúncia e vão tomar as providências cabíveis.

Dia 05/06 acontecerá em Natal, capital do Estado, A CARAVANA EM DEFESA DO SUS. A mesma contará com a presença do presidente do Conselho Nacional de Saúde, o farmacêutico Francisco Batista Júnior, que, diga-se de passagem, é natural do município de Pau dos Ferros. Após 70 anos, ele é o primeiro presidente eleito para o cargo que antes era ocupado pelo ministro.

Francisco Batista Júnior trabalha no Hospital Giselda Trigueiro da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Norte. É membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social da Central Única dos Trabalhadores (CNTSS-CUT) e desde novembro de 2004, integra o Conselho Nacional de Saúde como representante titular da CNTSS. Francisco Batista Júnior é graduado em Farmácia pela UFRN, secretário de Formação da CNTSS e pós-graduado em Farmácia pela UFRN.

Um dos pontos importantes do evento é o lançamento da Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além da Campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet. A idéia da caravana é discutir os problemas e os avanços do SUS em cada Unidade da Federação. Depois, todas as propostas serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília, no mês de dezembro.
Não basta sonhar, tem que realizar!
O que sabemos é uma gota; o que ignoramos
é um oceano!-
(Issac Newton)

Copyright © 2007 | Todos os Direitos Reservados
Altoeste News – Trav. Fco Dantas, 54 - P. Ferros
Rio Grande do Norte - (84) 9661-4686