A nomeação foi divulgada no Vaticano pela assessoria de comunicação do Papa e logo em seguida, em Natal, pelo próprio nomeado, que falou à imprensa na companhia do arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e do bispo de Nazaré da Mata, Pernambuco, Dom Frei Severino França, integrante da mesma ordem de Frade Magnus.
Eles se pronunciaram diretamente do Convento Santo Antônio através da Rádio Rural de Natal e das emissoras da Diocese de Petrolina. Criada nesta quarta-feira, 16, a diocese de Salgueiro foi desmembrada das dioceses de Petrolina e de Floresta, ambas no estado de Pernambuco. A sede será em Salgueiro e será composta pelos seguintes municípios: Salgueiro, Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Araripina e Cabroró.
A ordenação do Dom Frei Magnus acontecerá dia 17 de setembro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. Ele escolheu como lema episcopal: “Tudo posso naquele que me fortalece”, uma citação de São Paulo aos Filipenses. A posse, na recém-criada diocese de Salgueiro, será dentro de um mês após a ordenação.